A Itália segue expandindo seu domínio. O time comandado pelo técnico Julio Velasco derrotou a Turquia por 3 sets a 2 – parciais de 25-23, 13-25, 26-24, 19-25 e 15-8 -, na manhã deste domingo (7/9), em Bangkok, na Tailândia, e conquistou o título do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei pela segunda vez na sua história – foi campeã em 2002.
Essa foi a 35ª vitória consecutiva da Itália. O time não perde desde junho de 2024, quando foi derrotada pelo Brasil pela fase classificatória da VNL daquele ano. Na disputa do bronze, na abertura da rodada de hoje, a Seleção Brasileira derrotou o Japão e conquistou a medalha de bronze.
Atual bicampeã da VNL e campeã olímpica em Paris-2024, a Itália lidera o ranking mundial com folga, seguida por Brasil e Turquia, que subiu para a terceira colocação. Julio Velasco, tricampeão com a seleção italiana masculina nos anos de 1990, se tornou o primeiro técnico da história do voleibol a ser campeão mundial tanto no feminino quanto no masculino.
- Campeonato Mundial Feminino de Vôlei – pódio
- Ouro: Turquia
- Prata: Itália
- Bronze: Brasil
Principais pontuadoras de Itália x Turquia na final do Mundial Feminino de Vôlei
- Itália
Egonu 22 pontos
Sylla 19
Antropova 14
Danesi 7
Nervini 6
Fahr 2 - Turquia
Vargas 33 pontos
Erdem 19
Aydin 10
Karakurt 12
Gunes 9
Como foi o jogo
A Turquia comandou o primeiro set desde o início, chegou a vencer por 22 a 20, mas tomou a virada na reta final, depois que a italiana Antropova foi para o jogo e foi fundamental para a virada. Lideradas por Vargas, a Turquia ignorou a presença da Itália e venceu a segunda parcial por 25 a 13, agressiva no saque e muito lúcida na marcação do ataque italiano. Só Antropova conseguia virar pelo lado da Azzura, que sofreia com os ataques pelas pontas, muito irregulares.
O terceiro set foi equilibrado. A Itália teve dois set points, mas Vargas, decisiva, empatou a parcial em 24 a 24 com dois ótimos saques. Na sequência foi a hora de Egonu ser decisiva com um ponto de contra-ataque e um ace, para fechar o jogo em 26 a 24 e colocar a Itália novamente na frente do jogo.
Decisão vai para o tie-break
Julio Velasco começou o quarto set com Giovannini no lugar de Nervini, mas o ataque italiano teve dificuldades para pontuar. Ao contrário da Turquia, comandada por Eda Erdem e Vargas na definição das jogadas. A Turquia voltou agressiva no saque e conseguiu marcar bem as extremidades do time italiano, empatando novamente a partida e levando a decisão para o tie-break. No quinto set, a Itália levantou o paredão para fechar o jogo com um 15 a 8.
ITÁLIA: Orro, Egonu, Danesi, Fahr, Sylla, Nervini e Monica De Gennaro (líbero). Entraram: Fersino, Antropova, Cambi e Giovannini. Técnico: Julio Velasco.
TURQUIA: Ozbay, Vagas, Eda Erdem, Gunes, Karakurt, Aydin e Orge (líbero). Entraram: Baladin, Sahin. Técnico: Danielle Santareli.