A primeira convocação de Julio Velasco como treinador da seleção feminina da Itália apresenta retornos importantes para o ano olímpico. Na lista de 30 inscritas para a Liga das Nações (VNL), divulgada nesta terça-feira (16/4), estão a ponteira Caterina Bosetti e a líbero Monica De Gennaro.
As duas não faziam parte dos planos de Davide Mazzanti, o treinador anterior da Azzurra. Paola Egonu, outra que tinha problemas de relacionamento com o antigo comandante, é o outro presente. A oposta, inclusive, já teve sua titularidade confirmada em entrevista anterior de Velasco. Entre as ausentes, uma outra experiente atleta: a central Cristina Chirichella.
Como não se garantiu em Paris-2024 no ano passado, a seleção italiana precisa fazer boa campanha na VNL para se garantir via ranking da Federação Internacional (FIVB). A Itália ocupa atualmente a quinta posição no ranking (338,7 pontos) e é a melhor classificada entre as que ainda não se classificaram.
As italianas estreiam na Liga das Nações em Antalya, na Turquia. Na primeira semana, duelos com Polônia, Alemanha, Bulgária e Turquia. O confronto com o Brasil acontece em Macau, na China, na segunda etapa.
Confira abaixo a lista da Itália:
LEVANTADORAS
Carlotta Cambi
Francesca Bosio
Alessia Orro
Giulia Gennari
OPOSTAS
Sylvia Nwakalor
Paola Egonu
Camilla Mingardi
Ekaterina Antropova
PONTAS
Alice Degradi
Caterina Bosetti
Elena Pietrini
Stella Nervini
Myriam Sylla
Rebecca Piva
Loveth Omoruyi
Martina Bracchi
Gaia Giovannini
CENTRAIS
Marina Lubian
Linda Nwakalor
Anna Danesi
Alessia Mazzaro
Sara Bonifacio
Sarah Fahr
Yasmina Akrari
Emma Graziani
Benedetta Sartori
LIBEROS
Ilaria Spirito
Monica De Gennaro
Eleonora Fersino
Ilenia Moro