A seleção feminina da Itália abriu a temporada com uma difícil vitória sobre a Croácia, em amistoso realizado nesta quinta-feira, em Florença, na inauguração do Palazzo Wanny, novo ginásio da cidade. As campeãs europeias, ainda desfalcadas das principais jogadoras, venceram no tie-break, parciais de 25-22, 19-25, 25-15, 23-25 e 15-13.
Sem as atletas do Conegliano (Egonu, Sylla, De Gennaro e Folie), em preparação para a final da Champions, a Azzurra teve entre as titulares a levantadora Malinov e a central Chirichella, figurinhas carimbadas na equipe de Davide Mazzanti. No mais, jovens apostas, como Nwakalor (22 anos). E a oposto foi a maior pontuadora, com 19 acertos. A ponteira Degradi veio logo a seguir, com 18.
Pelo lado croata, agora com o turco Ferhat Akbas no comando, destaque para a oposto Mika Grbavica, autora de 20 pontos. Ela jogou no lugar de Fabris, principal nome da Croácia na atualidade. As centrais Samadan e Butigan colaboraram com 13 e 12, respectivamente. Três mil pessoas estiveram presentes no ginásio.
As duas seleções voltam a se encontrar nesta sexta-feira, na cidade de Siena. A Itália é apontada como uma das favoritas ao pódio na Liga das Nações (VNL), primeira competição oficial do novo ciclo olímpico.