X

Itália, com show, fatura o inédito ouro olímpico

Um passeio italiano na final contra os Estados Unidos. Primeiro ouro da tradicional Itália no voleibol olímpico
Autor:

Compartilhe:

Campeã da VNL e semanas depois dos Jogos Olímpicos de Paris. A seleção feminina da Itália repetiu a masculina da França e fechou a dobradinha em 2024. Neste domingo (11/8), na Arena Paris Sul, triunfo na final diante dos Estados Unidos por 3 sets a 0, parciais de 25-18, 25-20 e 25-17.

Pela primeira vez na história do tradicional voleibol italiano o ouro olímpico foi conquistado. No caso do feminino, foi a primeira ida ao pódio em todos os tempos, quebrando uma então intransponível barreira das quartas de final do evento. Vejam como a Olimpíada é diferente de tudo…

E com um ano de trabalho de Julio Velasco. O veterano treinador chegou para contornar uma crise ao fim do trabalho de Davide Mazzanti. Trouxe de volta nomes que estavam afastados, como Monica De Gennaro, recuperou Paola Egonu, que se sentia desprestigiada e encostada até o ano passado, transformou Anna Danesi em capitã. E colocou a Itália no topo.

A final mostrou uma superioridade bem surpreendente. As americanas, ouro em Tóquio-21, vinham grandes depois do triunfo sobre o Brasil na semi. Mas hoje pouco incomodaram um segura e confiante Azzurra. Karch Kiraly viu o trio de extremidades Drews, Skinner e Plummer ser bem marcado e assim não desequilibrar.

Por outro lado, as americanas não acharam uma forma de parar Egonu. 22 pontos para a oposta, protagonista mais uma vez. Nos bloqueios, um completo domínio das italianas: 11 a 0. E sem falar na aula do sistema defensivo italiano contra um dos rivais mais obedientes taticamente. Um passeio da Itália na Arena Paris Sul hoje!

Por Daniel Bortoletto, em Paris

Tags: Estados UnidosItália

Últimas notícias