O terceiro lugar no Campeonato Mundial feminino de vôlei de 2022 é da Itália. Neste sábado, em Apeldoorn (HOL), a Azzurra derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-15 e 27-25.
O resultado manteve a equipe dirigida por Davide Mazzanti no pódio em todas as competições pós-Tóquio. A Itália venceu o Campeonato Europeu, em 2021, e a Liga das Nações deste ano.
O treinador manteve a escalação titular utilizada na derrota para o Brasil na semifinal, com Orro, Egonu, Sylla, Bosetti, Lubian, Danesi e De Gennaro. Já Karch Kiraly mexeu em duas peças, trocando Frantti por Bajema e Poulter por Carlini. No mais, manteve Drews, Robinson (Cook), Washington, Ogbogu e Wong-Orantes.
Nas duas primeiras parciais, os Estados Unidos saíram na frente chegando a abrir três pontos. Mas em ambos o time não conseguiu administrar. Faltou eficiência ofensiva e alguém para dividir a responsabilidade com Drews, única da equipe a chegar a dois dígitos de pontuação (dez). Do lado italiano, Egonu fez a sua parte, com 25 acertos, 20 deles no ataque. A destacar ainda as já conhecidas boas passagens de Lubian pelo saque.
No terceiro set, o time americano chegou a abrir 24 a 20 e parecia pronto para estender o duelo. E incrivelmente conseguiu levar uma virada, ficando com um gosto bem amargo na boca.
Vale lembrar ainda que as italianas ficaram com o vice-campeonato mundial em 2018, perdendo o título para a Sérvia. Na história da competição, a Azzurra tem ainda a medalha de ouro conquistada em 2002. Ou seja: uma de cada cor agora.
Para as americanas, a derrota significa o segundo Mundial consecutivo fora do pódio. Depois do título em 2014, elas não conseguiram mais medalhar.