Dever cumprido para a Itália ao fim da segunda etapa da Liga das Nações masculina. Neste domingo (9/6), em Ottawa (CAN), vitória sobre a Holanda por 3 sets a 0 (25-18, 25-15 e 25-21), garantindo a volta à liderança da competição, vaga nas finais praticamente assegurada e passaporte prestes a ser carimbado para os Jogos Olímpicos de Paris.
No ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a Azzurra chegou a 369,30 pontos, abrindo 120 para Cuba e 125 para a Sérvia, as duas seleções que atualmente brigam pela última vaga. Faltam mais quatro jogos para Itália na terceira etapa da VNL (Polônia, Bulgária, Eslovênia e Turquia).
Quando a FIVB oficializar a vaga italiana, restarão mais três em disputa pelo ranking. Atualmente, Eslovênia (sexta colocada), Argentina (oitava) e Cuba (décima) estão se garantindo em Paris.
Na classificação da Liga das Nações, a equipe dirigida por Ferdinando Di Giorgi acumula sete vitórias e uma derrota, mesma campanha da Eslovênia, mas na frente pelo número de ponto: 21 a 18. Matematicamente, mais um resultado positivo na terceira etapa bastará para avançar para as finais.
Contra a Holanda, um jogador com muitas oscilações na atual temporada se destacou: Yuri Romano. Foram 18 pontos para o oposto, sendo 14 no ataque, com 53% de aproveitamento, três bloqueios e um ace.