No segundo amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de Paris, nesta quinta-feira (18/7), a Itália levou a melhor sobre a Argentina mais uma vez. Em Bologna, triunfo apenas no tie-break, com parciais de 25-23, 25-12, 25-27, 25-27 e 15-12.
Os dois times tiveram um desfalque cada por questões físicas: o líbero Danani do lado dos hermanos, com uma torção no tornozelo, e o central Galassi, poupado sem mais detalhes, entre os donos da casa. Marcelo Mendez usou o improvisado ponta Martinez no time titular, enquanto Ferdinando De Giorgi escalou Sanguinetti. Ele ainda precisou convocar um jogador a mais para ficar na reserva (o jovem Eccher).
Os destaques da Itália foram o oposto Romanò e o ponteiro Lavia, com 26 e 22 pontos, respectivamente. Na Argentina, o ponteiro Palonsky teve 13 acertos, um a mais do que o central Ramos, escalado no lugar de Loser nesta quinta-feira.
Durante o jogo, o mais de quatro mil torcedores presentes na arena vibraram com a presença de Simone Anzani. O central, vetado da disputa dos Jogos de Paris por conta de incertezas sobre os resultados de uma cirurgia no coração, foi acompanhar os companheiros. E foi ovacionado pela torcida durante o terceiro set.
O amistoso foi marcado ainda por uma cerimônia em homenagem aos atletas que conquistaram a medalha de bronze em Los Angeles-1984, a primeira do voleibol italiano nos Jogos Olímpicos.
A Itália será a adversária do Brasil na primeira rodada de Paris-24, no dia 27. Ela agora segue para a França para finalizar a preparação.