A terça-feira (30/7) começou com o primeiro país classificado para as quartas de final do vôlei nos Jogos Olímpicos de Paris: a Itália. Na abertura da segunda rodada do Grupo B do torneio masculino, triunfo dos atuais campeões mundiais sobre o Egito por 3 sets a 0, parciais de 25-15, 25-16 e 25-20.
Com o resultado, a Azzurra chega aos seis pontos (havia vencido o Brasil na estreia por 3 a 1). Na última rodada da fase de grupos, a Itália fará o clássico europeu contra a Polônia.
Mesmo contra o rival mais fraco da chave, Ferdinando Di Giorgi jogou com força máxima do começo ao fim do duelo. Como já havia acontecido na estreia, o oposto Yuri Romanò liderou a equipe na pontuação (14), mas desta vez empatado com o ponteiro Daniele Lavia. Na sequência, Alessandro Michieletto apareceu com 11, incluindo o ponto que fechou a partida.
Nos fundamentos, ataque e saque tiveram enorme diferença. Foram 44 pontos de ataque da Itália contra apenas 26 do Egito. No saque, goleada por 6 a 0.
Nos bloqueios, os centrais Russo e Galassi não fizeram a diferença. Apenas um ponto, com Russo, no 23 a 20 do terceiro. O grande destaque italiano no fundamento foi o levantador Giannelli, com três pontos.