Uma Itália jovem, com algumas peças um pouco mais experientes. Assim será a equipe dirigida por Ferdinando De Giorgi na próxima edição da Liga das Nações masculina.
O treinador anunciou os 25 convocados para a VNL, adiantando que pretende seguir abrindo espaço para a nova geração, já com espaço para protagonismo em várias posições, como visto no Europeu do ano passado. Da velha guarda, segue na Azzurra o oposto Zaytsev, um trintão, entre vários jovens. Em comparação com os Jogos de Tóquio, já não fazem mais parte do time os pontas Juantorena e Kovar, o oposto Vettori, o central Piano e o líbero Colacci.
– As escolhas feitas para esta Liga das Nações fazem parte de um projeto mais amplo de trabalho em equipe que inclui os Jogos do Mediterrâneo e as atividades da Seleção sub-22. Isso me permitirá observar e ficar de olho em um número maior de atletas que ser todos elegíveis e candidatos durante a longa temporada. Naturalmente as escolhas feitas estão em continuidade com o caminho percorrido no ano passado. Com isso quero dizer que todos devem estar ativamente envolvidos. O conceito de participação ativa é fundamental. Cada um deles terá que mostrar vontade de melhorar, sentimento de pertencimento aos valores da camisa azul e vontade de se sacrificar pelos companheiros. O nosso é um caminho técnico e de valor: são os dois lados da mesma moeda. No final da primeira parte da temporada vou tirar as primeiras conclusões úteis e preparatórias para a preparação do Campeonato Mundial – disse o treinador.
Confira a lista da Itália:
Levantadores: Simone Giannelli, Riccardo Sbertoli, Paolo Porro, Marco Falaschi
Opostos: Giulio Pinali, Yuri Romanò, Ivan Zaytsev, Tommaso Stefani
Pontas: Daniele Lavia, Alessandro Michieletto, Mattia Bottolo, Francesco Recine, Oreste Cavuto, Davide Gardini, Fabrizio Gironi
Centrais: Gianluca Galassi, Simone Anzani, Lorenzo Cortesia, Fabio Ricci, Marco Vitelli, Roberto Russo, Leandro Mosca
Líberos: Fabio Balaso, Leonardo Scanferla, Alessandro Piccinelli
Vale lembrar que a Itália receberá a fase final da VNL masculina. A FIVB oficializou a cidade de Bologna, nesta segunda-feira, como sede da decisão.