A Tailândia, uma das seleções queridinhas do vôleifã brasileiro, estreou na Liga das Nações feminina (VNL) com uma dolorida derrota, desperdiçando match points, nesta terça-feira (30/5), em Antalya, na Turquia. Virada sofrida diante da Itália, atual campeã da competição, por 3 sets a 2, parciais de 24-26, 25-17, 27-29, 30-28 e 15-11.
No quarto match point do quarto set, a Tailândia perdeu uma de suas principais jogadoras: a ponteira Ajcharaporn Kongyot. Após um ataque, ela sentiu dores na perna direita. A experiente jogadora foi atendida na quadra, mas precisou deixá-la em uma cadeira de rodas para seguir o atendimento. Não ficou clara se a lesão foi na canela ou na panturrilha. Ela havia marcado 13 pontos até aquele momento.
Na sequência, após desperdiçar mais dois match points, a seleção asiática viu a Azzurra reagir e forçar o tie-break. Na parcial decisiva, a equipe de Davide Mazzanti, sem suas principais jogadoras nesta etapa da VNL, abriu 5 a 2. As tailandesas ainda chegaram a se aproximar (12-11), mas a Itália foi competente para fechar e estrear com vitória na VNL.
A oposta Sylvia Nwakalor liderou a Itália na pontuação com 25 pontos, seguida pela ponteira Loveth Omoruyi (21). Pelo lado da Tailândia, a oposta Kokram Pimpichaya liderou, com 23, seguida pela ponteira Moksri Chatchu-On (15).
Na quinta-feira, a Tailândia buscará a recuperação diante do Canadá, às 8h (de Brasília). Na sequência, a Itália enfrentará a Polônia. Confira a tabela da VNL feminina.