A Itália precisou de cinco sets para estrear com vitória no torneio quadrangular de Modena, nesta sexta-feira (23/5). Diante de uma aguerrida Holanda, a equipe de Julio Velasco venceu no tie-break, com parciais de 25-14, 30-32, 25-15, 24-26 e 15-10.
Mais cedo, a Turquia, de Daniele Santarelli, derrotou a Alemanha, de Giulio Bregoli, por 3 sets a 1. Neste sábado, o confronto entre as duas vencedoras da rodada de abertura promete forte emoções. Já holandesas e alemãs buscarão a reabilitação na segunda rodada. O torneio não tem transmissão para o Brasil.
Para a competição, a Itália conta praticamente com um time C, sem a presença das principais jogadoras utilizadas na campanha pelo título olímpico em Paris. Elas estão treinando para a VNL.
Velasco escalou a Azzurra com Cambi, Frosini, Omoruyi, Giovannini, Munarini, Nwakalor e Fersino (líbero). E ele viu uma boa divisão de pontuação, com as cinco atacantes titulares com dois dígitos. Foram 17 da oposta Frosini, 15 da central Linda Nwakalor, mais 13 da também meio de rede Munarini, além de 12 cada das duas ponteiras.
Nos fundamentos, a Itália se destacou com 18 pontos de bloqueio, o dobro do número das holandesas. Chamou a atenção ainda a quantidade de pontos dados de graça pela Holanda: 38.
Na classificação do quadrangular, a Turquia soma três pontos, um a mais do que a Itália. A Holanda acumulou um0 pela derrota, enquanto a Alemanha está zerada.