A primeira semifinal da Liga das Nações masculina de vôlei (VNL) de 2025 acontece na madrugada deste sábado (2/8). Às 4h (de Brasília), Itália e Eslovênia entram em quadra, em Ningbo (CHN), em busca de uma inédita vaga na decisão do torneio. A partida terá transmissão pelo Sportv2 e pelo streaming da VBTV.
Italianos e eslovenos nunca conquistaram uma medalha na história da VNL, iniciada em 2018. Na atual edição, os atuais campeões mundiais terminaram a primeira fase na segunda colocação, enquanto a Eslovênia ficou com a vaga em disputa na última rodada da terceira etapa, vencendo a Sérvia no tie-break, e assim terminando em sexto lugar.
Durante a mesma terceira etapa da competição, em Ljubljana (ESL), vitória da Itália sobre os donos da casa por 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-20 e 25-23.
Já na história da VNL, apenas cinco duelos entre eles, com três resultados positivos da Azzurra (2025, 2023 e 2022) e dois da Eslovênia (2024 e 2021). Curiosamente, todos os jogos terminaram em 3 sets a 0.
Neste início de ciclo olímpico, a Eslovênia passa por uma considerável reformulação, não contando com os levantadores Ropret e Vincic, os ponteiros Cebulj e Urnaut, além do central Pajenk. Já a Itália segue com a base consolidada, sendo campeã mundial.
Confira os prováveis times para o duelo europeu deste sábado:
ITÁLIA: Giannelli, Rychlicki, Michieletto, Lavia, Galassi, Anzani e Balaso (líbero). Técnico: Ferdinando De Giorgi.
ESLOVÊNIA: Planinsic, Toncek Stern, Mozik, Ziga Stern, Kozamernik, Stalekar e Kovacic (líbero). Técnico: Fabio Soli.