O primeiro turno do Campeonato Italiano masculino de vôlei na temporada 2025/2026 já teve duas performances fantásticas de sacadores em apenas quatro rodadas.
No último fim de semana, Noumory Keita, do Verona, marcou oito aces na vitória por 3 a 1 sobre o Trentino, com uma respeitável linha de passe liderada por Alessandro Michieletto.
Como comparação, o ponta/oposto nascido em Mali terminou toda a temporada passada (turno, returno + playoffs) com 35 pontos no fundamento.
A liderança em aces em 25/26 no Italiano é do ucraniano Oleh Plotnytskyi, do Perugia. Na vitória sobre o Padova, por 3 a 0, ele marcou incríveis dez pontos no saque.
Foi a terceira melhor performance de todos os tempos no total de aces em uma partida do Campeonato Italiano. O recorde é do francês Earvin Ngapeth, com a camisa do Modena, em vitória sobre o Sora por 3 a 1 em 2017, com 12.
Nos últimos anos, Plotnytskyi tem liderado a liga local no fundamento. Na temporada passada, o ponta canhoto fez 56 aces na fase de classificação em 20 jogos, somando mais 17 em oito partidas dos playoffs.


