Terminou neste domingo (8/12) o primeiro turno do Campeonato Italiano masculino de vôlei na temporada 2024/2025. Confira surpresas, decepções e confirmações da metade da competição:
PERUGIA
Líder invicto. O resumo do Perugia talvez surpreenda alguns vôleifãs, uma vez que o time perdeu Wilfredo Leon e Flávio ao fim da temporada passada. Mas Yuki Ishikawa, a peça de reposição escolhida na ponta, vem dando conta do recado, com a base restante muito sólida. A equipe está equilibrada e, apesar de alguns tie-breaks jogados no turno, manteve a invencibilidade depois de 11 rodadas.
MONZA
Depois de surpreender na temporada passada, o time de Cachopa perdeu vários destaques, como Ran Takahashi, Maar, Loeppky e Galassi. E a reformulação, com experientes como Zaytsev e Juantorena, não manteve Monza no mesmo patamar. Foram apenas sete pontos conquistados no turno do Italiano, amargando a penúltima colocação.
KEITA
Noumory Keita, oposto nascido em Mali, é individualmente o grande nome do primeiro turno. O jovem de 23 anos e 2,06m tem uma impressionante média de sete pontos por set por Verona, liderando entre os maiores pontuadores. A fase é tão boa que brotam propostas para Keita trocar de time na temporada 25/26.
MODENA
Outro time muito reformulado, o tradicional Modena, com De Cecco no lugar de Bruninho nesta temporada, segue distante dos primeiros colocados. Foi apenas o oitavo colocado ao fim do turno, garantindo a última vaga na Copa Itália. Vai, assim, duelar com o Perugia.
COPA ITÁLIA
Por falar na competição, os outros três duelos das quartas de final serão entre Trentino x Cisterna, Civitanova x Milão e Verona x Piacenza.
FLÁVIO
Em sua primeira temporada no Trentino, o meio de rede brasileiro fechou o turno no top 5 entre os principais bloqueadores, com 25 pontos no fundamento, não muito distante dos líderes, o italiano Simone Anzani, do Modena, e o sérvio Aleksandar Nedeljkovic, do Cisterna, com 28 cada.
Confira a classificação ao fim do turno do Italiano masculino:
1 – Perugia: 30 pontos
2 – Trentino: 27
3 – Civitanova: 23
4 – Verona: 21
5 – Piacenza: 21
6 – Milão: 18
7 – Cisterna: 15
8 – Modena: 14
9 – Padova: 10
10 – Taranto: 10
11 – Monza: 7
12 – Grottazzolina: 2