Mais uma seleção masculina está definida para a disputa da Olimpíada de Tóquio: o Japão, dono da casa. O técnico Yuichi Nakagaichi confirmou, nesta segunda-feira, os 12 convocados.
O treinador admitiu ter mudado os planos, já que pretendia anunciar a lista depois do fim da Liga das Nações, mas via a pressão sendo maléfica para os atletas durante a competição. No masculino, os times ainda jogarão três rodadas antes da fase final na bolha de Rimini. Os japoneses entraram em quadra hoje e superaram a Bulgária por 3 sets a 0 (25-23, 25-18 e 25-14).
– A princípio, pretendia anunciar a lista alguns dias depois de voltar ao Japão, entretanto perdemos dois jogos que estavam ao nosso alcance. Não estávamos melhorando, nosso desempenho estava piorando. A razão é que este torneio na bolha tem muitas restrições durante um longo período de quatro semanas. Ficar muitos dias no mesmo quarto no mesmo hotel é muito estressante, pois a única diversão é o traslado, uma viagem ida e volta entre o ginásio e o hotel. Além disso, a tensão cresceu porque se pensava que uma única partida poderia ser uma oportunidade de julgamento para a Olimpíada. Isso estava dando o dobro de tensão e estresse, especialmente para jogadores jovens. Acho que alguns jogadores ficarão menos motivados, já que esse anúncio foi feito durante a VNL, mas priorizamos a formação do time para as Olimpíadas – disse Nakagaichi.
Confira a lista dos convocados:
Levantadores: Naonobu Fujii e Masahiro Sekita
Opostos: Kunihiro Shimizu e Yuji Nishida
Pontas: Yuki Ishikawa, Kenta Takanashi, Tatsunobu Otsuka e Ran Takahashi
Centrais: Taishi Onodera, Akihiro Yamauchi e Haku Ri “Lee”
Líbero: Tomohiro Yamamoto
Antes do Japão, França e Estados Unidos já haviam confirmados os 12 jogadores escolhidos para o torneio masculino olímpico. Dos três, franceses e americanos estarão no grupo do Brasil.