O Japão é a terceira seleção classificada para as semifinais da Liga das Nações feminina. Neste sábado, na bolha de Rimini, as asiáticas carimbaram o passaporte com a vitória sobre a Alemanha por 3 sets a 1, parciais de 25-23, 19-25, 26-24 e 25-15.
As japonesas se juntam aos líderes Estados Unidos e Brasil na disputa pelo título. A última vaga deve ficar com a Turquia, que mais tarde precisa vencer a Coreia do Sul para fechar o G4.
Na última rodada, neste domingo, às 10h (de Brasília), o Japão terá a Sérvia pela frente para a definição dos confrontos nas semifinais, em jogo único. Já garantidas em primeiro, as americanas enfrentarão a quarta colocada. No outro duelo, segundo versus terceiro.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA LIGA DAS NAÇÕES FEMININA
Em caso de vitória do Brasil hoje diante da Holanda, a vice-liderança estará confirmada para o time de José Roberto Guimarães, deixando para a última rodada apenas a briga pelo terceiro e quarto lugares. E a definição poderá sair apenas no último jogo do domingo, às 16h, entre brasileiras e turcas.
No triunfo do Japão sobre a Alemanha, chama a atenção a superioridade das europeias em quase todos os fundamentos: 13 a 3 no bloqueio e 7 a 6 no saque, além do empate em 56 no ataque. O fã mais atento, então, vai perguntar: como as asiáticas venceram? A quantidade de erros fez toda a diferença, com as alemãs dando 28 pontos de graça e recebendo apenas 11.
Hanna Orthmann foi a maior pontuadora do jogo com 20 acertos. Mayu Ishikawa e Sarina Koga fizeram 17 e 16, respectivamente, para o Japão.