X

Japão desperdiça 4 match points e leva virada da Itália

Uma partida alucinante pelas quartas de final masculina em Paris. Japão e Itália entregaram muito entretenimento
Autor:

Compartilhe:

Sobrou emoção na segunda partida de quartas de final do torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Paris. No tie-break, Itália virou pra cima do Japão por 3 sets a 2, com  parciais  de 20-25, 23-25, 27-25, 26-24 e 17-15, no melhor jogo do torneio em 2024.

Italianos e japoneses levaram a torcida à loucura na Arena Paris Sul, nesta segunda-feira (5/8). Vou resumir os dois primeiros sets dominados pelo time de Philippe Blain, com um volume absurdo na defesa e conseguindo pontuar nos contra-ataques para abrir 2 a 0. Daí pra frente o enredo já faz parte da história olímpica do voleibol.

Com apoio da maior parte dos presentes no ginásio, o Japão abriu 24 a 21. Festa, delírio e gritos de Nippon. No setor de imprensa, no jogo com as tribunas mais lotadas desde o primeiro dia, jornalistas japoneses já desligavam os computadores para descer as escadas rumo ao setor de entrevistas. Mas no esporte o quase não ganha jogo.

Ran Takahashi acerta um bom saque viagem, mas Michieletto passa na mao de Giannelli, que aciona Russo pelo meio (22-24). Giannelli vai para o saque, quebra o passe do libero e craque Yamamoto. Sekita levanta uma bola alta na entrada de rede para Yuki Ishikawa. O ponteiro tenta explorar o triplo italiano. Bola pra fora e desafio pedido. Imagem confirma o acerto da arbitragem.

Giannelli volta para o saque e… Ace! Entre Yamamoto e Ishikawa. Explode a torcida da Azzurra. Empate para logo depois a virada acontecer com um contra-ataque bem aproveitado por Lavia em uma diagonal curta.

Como fica o astral dos japoneses agora? E a confiança italiana? Tudo isso foi respondido aos poucos. A Azzurra começou embalada e abriu vantagem. O Japão foi reagindo aos poucos para empatar e virar na parte final da parcial: 21-20. 3 pontos depois, 21-23, com erro de Ishikawa no ataque.  Jogo maluco! Itália abre 24 a 22 e… Perde dois sets points: 24 a 24. Vai fechar? Teremos tie-break? Dois blocks italianos e a partida prossegue.

O quinto set foi muito nervoso e repleto de erros de saque e ataque. Os japoneses chegaram a abrir dois, mas levaram a virada no 11 a 10. Ponto a ponto, chegando a 14 a 13. Primeiro match point italiano. Salvo! Ishikawa, que havia perdido chances em outros momentos, vira o contra-ataque. Agora o match point muda de lado.  Salvo depois de um erro de saque, pra mudar de lado com um block italiano e terminar ema uma das maiores virada do voleibol com uma disputa de Russo na rede.

Por Daniel Bortoletto, em Paris

 

Últimas notícias