Empurrados pela atmosfera em Quezon City, nas Filipinas, com quase seis mil pessoas no ginásio, Japão e Itália protagonizaram um dos jogos mais eletrizantes dessa edição da Liga das Nações masculina, nesta sexta-feira Contando com a inspiração de Nishida e Ishikawa, o time japonês venceu apenas no tie-break, com direito a parcial decidida na margem mínima: 25-20, 21-25, 24-26, 25-19 e 15-13.
A vitória do Japão passou muito pelo ritmo de saque: foram 14 aces e inúmeras dificuldades impostas aos italianos para encontrar estabilidade na linha de recepção. Mesmo sofrendo na recepção, a Azzurra encontrou um caminho para equilibrar o confronto: os bloqueios. Os italianos deram show no fundamento: foram 14 pontos ao todo, contra apenas dois dos japoneses.
O jogo também contou com um momento tenso, quando o ponteiro Ran Takahashi subiu para atacar e acabou batendo o pé na rede. Na queda, ele machucou as costas. Mas não houve lesão, o japonês até voltou para a partida e num bloqueio em cima de Romanò deu números finais a partida.
O oposto Yuji Nishida anotou 28 pontos e foi o maior pontuador do confronto: 22 pontos de ataque (55% de aproveitamento), um de bloqueio e mais cinco aces. O ponteiro Yuki Ishikawa também foi crucial para o sucesso japonês: foram seis aces e mais 14 pontos de ataque, totalizando 20 acertos. No lado italiano, Daniele Lavia foi quem mais se destacou com 22 pontos: 18 ataques (58% de aproveitamento), três bloqueios e mais um ace. O ponteiro Alessandro Michieletto e o oposto Yuri Romanò anotaram 16 cada.
Confira os números do confronto:
Japão x Itália
Ataques: 64 –62
Aces: 14 – 3
Bloqueios: 2 – 14
Erros: 23 – 30
O Japão ocupa agora a terceira posição na classificação com cinco vitórias em seis jogos. Na próxima madrugada às 4h, os japoneses tem duelo difícil contra os franceses, atuais líderes da competição. A Itália conheceu a sua segunda derrota nessa VNL, mas se manteve na quinta posição. A Azzurra terá a Eslovênia pela frente, neste sábado às 8h (horário de Brasília).
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei