O Japão está na final da Liga das Nações masculina. Depois de derrotar a Eslovênia por 3 sets a 0 – parciais de 25-21, 26-24, 31-29 -, na tarde deste sábado (29/06), em Lodz, na Polônia, e vai enfrentar, na final deste domingo, às 15h (horário de Brasília), a França, atual campeã olímpica. Os franceses conquistaram a vaga na decisão depois de eliminar a anfitriã Polônia na abertura da rodada de hoje por 3 a 2.
O Japão tenta quebrar um jejum que dura 52 anos. O time asiático não sobe ao lugar mais alto do pódio em competições importantes desde o ouro da Olimpíada de Munique, na Alemanha, em 1972. A França foi campeã da VNL em 2022. Os japoneses subiram ao pódio na edição da Liga das Nações de 2023, depois de derrotar a Itália por 3 a 2 na disputa pelo bronze.
A final deste domingo será transmitida pelo Sportv, pela Volleyball World e pelo canal do Web Vôlei no Youtube (sem imagem). Antes, a partir das 12h, Polônia e Eslovênia disputam a medalha de bronze.
No terceiro set, o Japão chegou a estar vencendo por seis pontos de frente (18 a 12), mas permitiu a reação europeia, que virou em 20 a 19. A Eslovênia teve o set point, no entanto o Japão reagiu e fechou o set. Ishikawa foi o maior pontuador do Japão, com 21 acertos, seguido por Nishida, com 18. O oposto Stern foi o destaque da Eslovênia com 20 pontos. Cebulj terminou a partida com 12.
Durante a semi, os dois times protagonizaram um rally impressionante, com quase um minuto de duração, algo raro no vôlei masculino. Confira a publicação com o lance feita nas redes sociais pela FIVB.