Em um jogo recheado de altos e baixos, o Japão derrotou Cuba por 3 sets a 1, nesta terça-feira, pelo encerramento da primeira fase do Campeonato Mundial masculino, em Ljubljana, na Eslovênia. As parciais foram: 25-18, 21-25, 25-15 e 25-19.
O resultado garante os asiáticos nas oitavas de final da competição, como segundos colocados na chave do líder Brasil, que derrotou o Qatar mais cedo. Já os cubamos aguardam as partidas de amanhã para a definição dos quatro melhores terceiros, com boas chances de avanço.
Mais uma vez, a oscilação de Cuba começou no levantamento. O técnico Nicolas Vives alternou de novo Goide e Taboada, por conta da imprecisão de ambos. Foram diversos lances com os atacantes precisando ajeitar o corpo no ar para conseguir a ação ofensiva.
A seleção cubana ainda sofreu nas pontas. Vives iniciou mais uma vez com Lopez e Mergarejo. O baixo aproveitamento ofensivo fez o ponteiro do Sada Cruzeiro ir para o banco, sendo substituído por Yant. No quarto set, Mergarejo perdeu seu lugar, com Yant e Lopez fazendo a dupla titular. E o trio ficou abaixo do que já mostrou no ataque. Lopez, por exemplo, fez apenas três pontos. Sobrecarga então para o oposto Herrera, maior pontuador de Cuba mais uma vez com 20 acertos.
Coletivamente, os erros voltaram a ser um pesadelo para Cuba. O time deu de graça 38 pontos para os adversários. Isso já havia acontecido contra Brasil e Qatar nas rodadas anteriores.
Pelo lado do Japão, Yuji Nishida beirou os 60% de aproveitamento no ataque, marcando 18 pontos no fundamento, de um total de 19 na partida. Outro destaque foi o central Onodera. Ele marcou seis pontos de bloqueio, somando mais quatro no ataque em seis tentativas.