Para delírio da torcida em Tóquio, o Japão deu um passo importante para garantir uma vaga em Paris-2024. Pela quinta rodada do Grupo B do Pré-Olímpico masculino de vôlei, nesta sexta-feira (6/10), os japoneses derrotaram a Sérvia por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-14 e 25-22.
O resultado fez o Japão subiu do quarto para o segundo lugar da chave, um alívio para quem perdeu para o Egito e venceu a Finlândia no tie-break no início da competição. Agora são quatro vitórias, uma derrota e 12 pontos para o time dirigido por Philippe Blain, mesmos números da Eslovênia até aqui. A vantagem dos asiáticos está nos sets average (2,80 x 2,60).
Neste sábado, Japão e Eslovênia estarão frente a frente, a partir das 7h25 (de Brasília), para um confronto direto pela vaga em Paris-2024. Quem vencer estará bem próximo de se juntar aos Estados Unidos, líderes invictos, para a classificação olímpica.
O trio de extremidades da seleção nipônica foi decisivo para a vitória sobre os sérvios hoje. O oposto Yuji Nishida somou 16 pontos, seguido pelos ponteiros Ran Takahashi (15) e Iuki Ishikawa (14). Pelo lado sérvio, o experiente Aleksandar Atanasijevic foi o maior pontuador com apenas sete.