A partir da temporada 2026/2027, os times participantes do Campeonato Japonês masculino de vôlei terão mais flexibilidade para a utilização de atletas estrangeiros. A mudança no regulamento foi anunciada nesta terça-feira (21/1) pela liga.
A nova regra permitirá a inscrição de três estrangeiros por time, sem a necessidade de um deles ser asiático. Atualmente cada time pode contar com dois “internacionais” e mais um asiático.
A abertura do mercado faz parte dos planos do Campeonato Japonês se transformar no melhor do mundo no decorrer da década. Na atual temporada, a regra dos estrangeiros já havia mudado, subindo de um para dois atletas por time.
Tal mudança aumentou consideravelmente o número de atletas de “primeira prateleira”, com nomes como Nimir Abdel-Aziz, Lucarelli, Lopez, Torey Defalco, Alan, entre outros.
Atualmente, seis dos sete maiores pontuadores do Campeonato Japonês são estrangeiros: o holandês Nimir Abdel-Aziz, o brasileiro Felipe Roque, o russo Dmitriy Muserskiy, o americano Torey Defalco, o canadense Vernon Evans e o polonês Maciej Muzaj.