A bicampeã olímpica Jaque, 39 anos, postou um vídeo nas suas redes sociais na tarde desta quarta-feira (18/10) lamentando o fim do projeto do Campinas Vôlei e se despedindo das companheiras de clube. O time campineiro foi apresentado no início de julho sob grande expectativa e trazendo nomes como a levantadora Fabíola e as ponteiras Mari Paraíba e Mari Casas e a central Saraelen. Veja o vídeo aqui.
Jaque se incorporou ao time oficialmente no dia 15 de julho, após dois anos afastada das quadras e o mundo do vôlei comemorou o retorno de um dos seus maiores ídolos. O projeto tinha ambições grandes como chegar à primeira divisão da Superliga Feminina na temporada 2024/25 – após passar pelas Superligas B e C – e ser campeão mundial de clubes, além de levar uma edição do Mundial de Clubes para Campinas.
O Campinas Vôlei disputou o Paulista e ficou fora das semifinais. O último jogo da fase classificatória, valendo a vaga entre os quatro primeiros times do Estadual e diante de uma Arena Concórdia lotada, Jaque fez a sua estreia e jogou bem. Marcou 17 pontos, mas o time perdeu por 3 a 1 para o Barueri. O Campinas não conseguiu honrar os compromissos financeiros com as atletas e com a comissão técnica e selou o fim do projeto no início da semana. A CBV divulgou a lista dos times que vão disputar a Superliga C a partir do próximo mês e Campinas não aparece na lista.
Jaque se emocionou ao falar dos quase três meses de treinos e de convívio com as companheiras:
– Quando olho para trás e reflito sobre a minha curta jornada no meu retorno ao vôlei, uma palavra ressoa profundamente em mim: gratidão. Meninas, vocês não foram apenas colegas de equipe, mas uma segunda família e quero expressar minha sincera gratidão a cada uma. Cada treino, cada jogo e cada desafio que enfrentamos juntas fortaleceram nossos laços. A confiança mútua de que tudo iria dar certo não se limitou às quadras. Ela se estendeu para fora delas. Compartilhamos vitórias e derrotas, risadas e lágrimas, construindo memórias que durarão a vida toda, mesmo muitas delas não sendo positivas.
O último jogo da Jaque antes do retorno em Campinas havia sido em 26 de março de 2021, com a camisa do Osasco São Cristóvão Saúde, no encerramento da fase classificatória da Superliga.
– Agradeço a todos da comissão técnica por acreditar em nós, agradeço demais a cada torcedor “seguilindo”, a todos os meus amigos e à minha família amada por acreditar e torcer tanto pelo meu retorno, cuja o apoio inabalável e parceria tornou cada desafio mais fácil de enfrentar. Por mais que tenha sido difícil, levo lições valiosas sobre nosso trabalho nesse curto tempo que são determinação, resiliência, luta e amizade. Estou ciente de que essa jornada não teria sido a mesma sem cada uma de vocês. E agora nossa jornada na equipe chega ao fim. As amizades e os valores que compartilhamos continuarão a crescer e a inspirar as nossas vidas. Nada foi da maneira que queríamos, mas agradeço a Deus por ter colocado cada uma de vocês na minha vida. Foi curta, mas foi o bastante para tornar essa jornada memorável, levando cada uma pra sempre na minha história, que continuará sendo escrita ao longo da minha vida – completou Jaque.
A ex-ponteira da Seleção Brasileira falou sobre a dificuldade dos últimos meses, com a incerteza sobre a continuidade do projeto em Campinas:
– Fiz esse vídeo com muitas lágrimas nos olhos pois esses dias foram muito difíceis para mim. Saber que em um esporte tão vitorioso passar por esse tipo de situação não é fácil. Meninas lutadoras iniciando suas jornadas e muitas pensando em desistir é triste. Não desistam, meninas. a luta é grande para quem sonha em um dia conquistar os seus sonhos! – completou Jaque.