A Polônia tem um novo campeão. O Jastrzebski Wegiel conquistou a PlusLiga pela segunda vez em 17 anos de história ao vencer o Zaksa Kedzierzyn-Kozle, finalista da Champions League e que defendia o título polonês, por 3 sets a 1, de virada, parciais de 22-25, 25-19, 27-25 e 25-23. O resultado fechou a série em melhor de três em 2 a 0.
O ponteiro Tomasz Fornal foi o destaque da decisão com 16 pontos, com três aces e dois bloqueios. Ele já havia liderado o Jastrzebski Wegiel no jogo 1 da série. O também ponteiro Yacine Louati (FRA) colaborou com outros 16 acertos. Pelo Kedzierzyn-Kozle, o oposto Lukasz Kaczmarek liderou o time com 21 pontos, incluindo quatro blocks.
Na temporada regular, o agora vice-campeão polonês fez a melhor campanha com 23 vitórias e apenas três derrotas. Já a campanha do Wegiel teve o dobro de resultados negativos: seis. O Kedzierzyn-Kozle agora foca na preparação para a final da Champions League contra o Trentino, no dia 1 de maio, em Verona (ITA).
Já a disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Polonês será encerrado na quarta-feira, com o terceiro confronto entre Skra Belchatow and Verva Varsóvia.