O Jastrzebski Wegiel é o primeiro finalista da Champions League masculina 2022/2023. O time dirigido por Marcelo Mendez eliminou o Halkbank, da Turquia, mesmo perdendo por 3 sets a 2, parciais de 17-25, 25-18, 25-22, 16-25 e 15-12, nesta quarta-feira (5/4).
Como havia vencido na Turquia por 3 a 1, o time polonês necessitava de dois sets no duelo de volta. E teve trabalho para conseguir. Vale lembrar que o brasileiro Henrique Furtado, ex-comandante do Montes Claros América, é assistente técnico de Marcelo Mendez no mais novo finalista da Champions.
O ponteiro Tomasz Fornal e o oposto Stephen Boyer lideraram o Jastrzebski Wegiel, com 18 pontos cada. O polonês teve 64% de aproveitamento ofensivo, além de ter feito quatro blocks. Foi eleito o MVP do duelo. Mais dois jogadores chegaram aos dois dígitos de pontuação no time polonês: o central Jurii Gladyr e o ponta Trevor Clevenot. Mendez aproveitou para poupar todos os titulares no quinto set.
Pelo guerreiro time do Halkbank, o ponteiro americano Thomas Jaeschke terminou com 22 pontos: 16 no ataque, três no block e mais três aces. O oposto holandês Nimir Abdel-Aziz sofreu com o block do Jastrzebski Wegiel, tomando sete pontos assim. No total, ele anotou 16 pontos, com 41% de aproveitamento no ataque.
Nesta quinta-feira, na Itália, o badalado Perugia tenta virar a série contra o Zaksa Kedzierzyn-Kozle, atual bicampeão europeu, após perder a ida por 3 sets a 1. Precisará repetir o placar ou vencer por 3 a 0, para forçar o golden set. Para os poloneses, bastará dois sets vencidos.