X

Jastrzebski, de Mendez e Furtado, ganha Supercopa polonesa

Foi a primeira conquista da dupla argentino-brasileira na Polônia. Na Liga local, Jastrzebski Wegiel é líder invicto
Autor:

Compartilhe:

O Jastrzebski Wegiel se sagrou bicampeão da Supercopa da Polônia, de forma consecutiva, nesta quarta-feira (26/10), ao vencer o Zaksa Kedzyerzin-Kozle por 3 a 2. O título marcou a primeira conquista do técnico argentino Marcelo Mendez no país.

Na decisão da Supercopa anterior, o Wegiel derrotou o Zaksa por 3 sets a 0. A final desse ano reeditou o confronto, com o Zaksa sendo o atual campeão da Liga Polonesa e da Copa da Polônia. Já o Wegiel entrou em quadra como vice-campeão em ambos os torneios. Na temporada atual, as duas equipes vivem momentos distintos. O time de Mendez vive grande fase e lidera a Plusliga de forma invicta. Já no Zaksa, desde a saída do ponteiro Semeniuk para o Perugia (ITA) as coisas ficaram mais complicadas. A equipe não vem conseguindo manter o nível de outrora, refletindo na sexta posição ocupada na liga local. Mesmo com todo esse contexto, a final demonstrou grande equilíbrio entre as equipes, sendo decidida apenas no tie-break, com parciais de 24-26, 25-23, 18-25, 25-20 e 15-13.

O jogo se mostrou um grande duelo de bloqueios: ao total dos cinco sets foram 37 bloqueios: 23 pró-Zaksa e 14 para o Wegiel. Individualmente os opostos foram os atletas que mais se destacaram. O francês Stephen Boyer somou 23 pontos, mesmo número do oposto polonês Lukasz Kaczmarek. O central Yuri Gladyr, responsável por 15 pontos, dos quais seis foram em bloqueios, foi eleito o MVP da partida.

O Jastrzebski Wegiel é apontado, por muitos especialistas poloneses, como o principal candidato aos títulos da temporada. Foi pensando grande que a direção investiu no renomado técnico argentino e sua comissão, que conta com o brasileiro Henrique Furtado, ex-Montes Claros América, para obter sucesso, não só nacional mas também na Europa. Agora a atenção de ambos os times volta para a Plusliga, antes do início da fase de grupos da Champions League, que ocorre em novembro.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei

Tags: Henrique FurtadoJastrzebski WegielMarcelo Mendez

Últimas notícias