A temporada 2023/2024 é especial para João Franck. Aos 24 anos, o ponteiro do Farma Conde/São José celebra uma fase de crescimento nas quadras. O mineiro de Congonhas ganha projeção à medida em que coloca em prática aspectos que observa e valoriza em grandes campeões: mentalidade de vencedor e disciplina para alcançar a evolução dia após dia.
No basquete, LeBron James é fonte de inspiração pela capacidade de controlar a mente em situações de dificuldade e pelo estilo agressivo. Assistir aos jogos da NBA, aliás, está entre os hobbies de João Franck, em especial do astro que ele considera seu ídolo máximo. No vôlei, é admirador do levantador Bruninho, com quem teve a oportunidade de dividir as quadras, e do ex-ponteiro Dante, exemplo de versatilidade.
– Sempre tive ídolos no esporte. O jogador de alto rendimento sempre tem onde aprimorar seu jogo, e comigo não é diferente. Nesta temporada, tenho procurado evoluir meus fundamentos técnicos de passe e variações de ataque, o que vem me possibilitando um jogo mais coeso e de melhor tomada de decisões – conta João Franck, em entrevista ao Team GM.
Além do grande momento individual, o ponteiro busca contribuir para o melhor desempenho da equipe de São José dos Campos na Superliga Bet7k, que faz uma campanha destacada, com 13 vitórias em 14 jogos. Na temporada, o Farma Conde já conquistou a Supercopa diante do Sada Cruzeiro, em novembro.
– Foi um começo de temporada difícil não só para mim, mas para toda equipe. O time estava sem algumas peças importantes e sem alguns membros da comissão técnica, mas ao fim do Paulista, tivemos um bom tempo de trabalho onde conseguimos consertar alguns erros e ganhar entrosamento individual e coletivo. Isso fez com que eu me sentisse mais à vontade e confiante para jogar – destaca o atacante, que no último domingo (4/2) brilhou na vitória sobre o Itambé Minas por 3 a 0 e ficou com o Troféu VivaVôlei de melhor em quadra.
– Nós trabalhamos muito jogo a jogo para dar continuidade ao crescimento da equipe. Fico feliz de estar contribuindo, mas temos que focar no que está por vir e continuar evoluindo nosso jogo para mantermos um padrão de resultados – afirma Franck.
INÍCIO E PRÓXIMOS PASSOS
João começou no vôlei como uma brincadeira em um projeto da prefeitura da cidade. Após um ano jogando “peladas” por lá, foi indicado a fazer testes em Belo Horizonte e conseguiu ser aprovado no Sada Cruzeiro. Após dois anos no clube, foi chamado para jogar no Minas Tênis Clube, onde cresceu até o profissional.
Foram seis anos desde as categorias de base até o adulto. Na elite do país, o atleta chamou a atenção na passagem por Itapetininga, o que lhe rendeu convites para defender grandes clubes, como Funvic/Taubaté, Vedacit Guarulhos e Vôlei Renata, antes de chegar ao Farma Conde/São José. Alcançar a Seleção Brasileira adulta e jogar nas maiores ligas do planeta são algumas de suas metas.
– Tenho como sonho máximo no esporte jogar uma Olimpíada. Seria uma realização enorme, mas gostaria muito também de poder jogar as ligas mais fortes do mundo como a Superliga Italiana, PlusLiga na Polônia e, com certeza, a Champions League. É óbvio que jogar e vencer é melhor ainda. Então, vamos trabalhar muito para tornar esses sonhos realidade.