Em partida da oitava rodada da Superliga Masculina 2023/2024, o Joinville conquistou uma vitória suada nesta sexta-feira (22) sobre o Vôlei Renata por 3 sets a 2, com parciais de 25/19, 21/25, 25/20, 23/25 e 15/13, no Ginásio Taquaral, em Campinas. Com o resultado, a equipe catarinense chegou a 14 pontos e assumiu a quarta colocação.
O central Michel Saraiva, da equipe catarinense, recebeu o Troféu Viva Vôlei e fez questão de entregar o prêmio para Robert Araújo, companheiro de posição que foi fundamental nos momentos decisivos do confronto.
Foi a terceira vitória seguida do Joinville na Superliga. O ponteiro Honorato, com 20 acertos (17 de ataques, 1 de bloqueio e 2 de saques) foi o maior pontuador da equipe na partida.
O Joinville dominou o primeiro set. De cara, abriu quatro pontos de vantagem, quando fez 8/4 e depois 9/5. Aos poucos, os catarinenses foram ampliando a vantagem e fecharam o primeiro set em 25/19.
A segunda parcial teve mais equilíbrio e emoção. O Vôlei Renata começou na frente, mas sofreu a virada no 11/10. Ainda assim, buscou outra virada no set e fechou em 25 a 21. A equipe de Campinas foi certeira no ataque e no contra-ataque para conseguir igualar partida. Além disso, o time catarinense errou demais em todos os fundamentos.
O terceiro set foi de longe o mais equilibrado, quase sempre com o mesmo cenário: Joinville abrindo um ponto de vantagem, e o Vôlei Renata buscando o empate. O oposto Bisset deixou a quadra lesionado no terceiro set e Robert entrou no seu lugar. O time catarinense fez cinco pontos seguidos, transformando um 20/20 em 25/20.
No quarto set, o Vôlei Renata abriu logo 4/0. O Joinville buscou o empate e chegou a 9/9. A equipe de Campinas abria um ponto, e os catarinenses empatavam. Um ace de Robert Araújo fez Joinville virar. A partir de então, as equipes passaram a alternar a liderança do set, encerrado com vitória do Renata por 25/23.
O tie-break seguiu equilibrado e só foi definido em meio a muita emoção. O Joinville perdeu o ponteiro Honorato, com câimbras, na reta final, mas Leozinho tratou de substituir o colega à altura, virou uma bola decisiva e ajudou o time do técnico Peu a garantir o triunfo e dois pontos importantes na classificação.
VÔLEI RENATA: González, Bruno Lima, Felipe Brito, Juninho, Maurício Borges, Adriano e Lukinha (líbero). Entraram: Jó, Alan Patrick, Witallo e Lucas Borges. Técnico: Horácio Dileo.
JOINVILLE: Rhendrick Resley, Bisset, Michel Saraiva, Thales Falcão, Honorato, Lucas Lima e Tiago Brendle. Entraram: Cesinha, Wallaf, Robert Araújo, Leozinho e Glauber. Técnico: Pedro Uehara (Peu).