O técnico José Roberto Guimarães foi confirmado nesta segunda-feira (20/5) como novo integrante do Hall do Fama do voleibol. O paulista, que atualmente comanda a seleção feminina e o THY, da Turquia, concorria com o polonês Aleksander Skiba, o cubano Gilberto Herrera e o norueguês Kare Mol, na categoria.
Os vencedores foram conhecidos através de votação popular e dos próprios integrantes do Hall da Fama entre os dias 3 e 14 de abril deste ano. A cerimônia de premiação da nova turma de homenageados acontecerá no Museu do Vôlei, em Holyoke, nos Estados Unidos, nos dias 18 e 19 de outubro. Em 2023, Renan Dal Zotto, foi um dos vencedores.
A nova turma do Hall da Fama tem ainda nomes como a cubana Regla Bell, tricampeã olímpica, e os italianos Giuseppe Panini e Andrea Zorzi.
– Estamos entusiasmados em anunciar a classe de indicados ao Hall da Fama deste ano. Um grupo que realmente reflete a diversidade e o alcance global do nosso esporte. Esses indivíduos notáveis vêm de origens variadas e fizeram contribuições significativas. ao voleibol em diferentes partes do mundo. As suas histórias e conquistas únicas exemplificam o espírito de inclusão e excelência que define o nosso desporto. Esperamos que toda a comunidade do voleibol se reúna para vivenciar a sua consagração, seja pessoalmente ou online, enquanto homenageamos a sua consagração. legado e comemorar seu impacto no mundo do voleibol – afirmou o Diretor Executivo da IVHF, George Mulry.
Zé Roberto agora se junta a outros brasileiros de expressão na história da modalidade, como Shelda e Adriana Behar (vôlei de praia), Nalbert, Giovane, Giba, Bebeto de Freitas, Maurício, Loiola, Zé Marco, Ana Moser, Nuzman, Sandra Pires, Fofão, Bernard, Emanuel, Ricardo, Serginho, Jackie Silva, Bernardinho e Fernanda Venturini, além de Renan Dal Zotto.
José Roberto Guimarães completará 70 anos em julho e é o único técnico do mundo campeão olímpico com homens e mulheres. No masculino, ele foi ao topo do pódio em Barcelona 1992. No feminino, repetiu o feito em Pequim 2008 e Londres 2012.
Ana Paula Henkel na lista
Além de Zé Roberto, o Hall da Fama indicou outras duas brasileiras, mas para a categoria vôlei de praia: Adriana Samuel e Ana Paula Henkel.
A primeira foi campeã dos Jogos Mundiais de Haia em 1993, além de prata e bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000, respectivamente. Atualmente, ela trabalha gerenciando carreiras de outros atletas, incluindo de outras modalidades.
Já Ana Paula foi tricampeã do Grand Prix de vôlei, participando do time que conquistou o ouro nas edições de 1994, 1996 e 1998. Ela também foi medalhista de bronze em Atlanta 1996.