A participação da Bulgária no Campeonato Mundial masculino, em 2025, assombrou o vôlei. De quebra, a medalha de prata conquistada pelos europeus, a primeira em 55 anos, colocou o jovem Simeon “Moni” Nikolov de vez nos holofotes.
Talento geracional, o levantador de 2,09m, aos 18 anos, liderou a seleção búlgara como um veterano. E não apenas nos levantamentos, a ponto de aparecer no top 10 dos destaques do ano segundo a Volleyball World.
O braço comercial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) tem divulgado nos últimos dias os melhores do ano. Nikolov aparece em sexto lugar. Veja os demais abaixo.
No Mundial, foram 44 pontos marcados pelo jovem: 26 no ataque, seis no bloqueio e 12 no saque. Na VNL, outros 50 (25 no ataque, 11 no block e 14 aces).
Atualmente Nikolov joga no vôlei russo, mas a mídia italiana crava que sua próxima temporada será no Civitanova, ao lado do irmão Aleksandar.
Antes de Nikolov, a Volleyball World anunciou o líbero italiano Fabio Balaso (sétimo), o central búlgaro Aleks Grozdanov (oitavo), o central esloveno Jan Kozamernik (nono) e o oposto tcheco Patrik Indra (décimo).


