Infelizmente o pior cenário se confirmou. Depois de passar por exames de imagem, nesta tarde de domingo (19/5), no Rio de Janeiro, a central Julia Kudiess teve a confirmação de um lesão no joelho. Com o diagnóstico, a jovem está fora do restante da Liga das Nações (VNL).
“Ela sofreu uma entorse do joelho direito durante a partida deste domingo entre Brasil e Sérvia, pela Liga das Nações. Foram realizadas avaliações clínicas e radiológicas, que mostraram uma lesão ligamentar do joelho e microfratura do platô tibial. A atleta iniciará tratamento fisioterápico e voltará a Belo Horizonte, onde será avaliada para definição do tratamento, em conjunto com os médicos de seu clube. Júlia Kudiess está fora do restante da disputa da Liga das Nações” disse a CBV em nota oficial.
Com a baixa, o Brasil passa a ter quatro jogadoras para a posição para o restante da VNL: Diana, Carol, Thaisa e Luzia. A bicampeã olímpica não entrou no Rio, para se recuperar de uma lesão no pé. A jovem Luzia, por sua vez, estreou nesta etapa. As quatro viajarão com o restante do elenco nesta segunda-feira para Macau, na China. Entre as 30 inscritas na competição, a Seleção conta com as experientes Carol Gattaz e Adenízia.
Julia se lesionou no primeiro set da partida deste domingo (19/5) com a Sérvia, no encerramento da primeira etapa da VNL, no Maracanãzinho. Era o primeiro ataque dela no duelo.
Em diversos momentos do restante do jogo, Julia chorou. Parecia ter certeza da gravidade do problema no joelho. Companheiras e integrantes da comissão técnica tentaram ajudar com palavras e gestos carinhosos. Ao fim da partida, um abraço coletivo no banco de reservas, onde Julia Kudiess estava aos prantos.
Ela precisou deixar a quadra em uma cadeira de rodas, sendo auxiliada por Thaisa. A companheira no Gerdau Minas usou o Instagram para apoiar Julia.
“Ju, meu tesouro, eu tenho tanto amor e orgulho de você! O quanto eu torço e vibro a cada conquista e cada passo seu. Agora meu coração tá apertadinho. Dolorido! Eu, todo time e todo Brasil estamos com você em energia, coração e oração! Eu te amo! Você é incrível e estou aqui sempre pra você! Como sempre!”, escreveu Thaisa nas redes sociais.
TEMPORADA DE AFIRMAÇÃO
A jovem jogadora do Minas vinha de uma grande temporada de clubes, com conquista da Superliga e eleição como revelação. Mas poderia ter estado entre as melhores centrais da competição com méritos.
Nesta VNL, Julia havia sido titular nos quatro jogos do Brasil. Fez 24 pontos: 15 no ataque, oito no bloqueio e um no saque.
Na sexta-feira, a jogadora havia revelado ao Web Vôlei uma torção no tornozelo ao comemorar um ponto, em uma longa sequência no saque. Veja o comentário no vídeo abaixo: