A passagem de Ebrar Karakurt pelo vôlei italiano já tem prazo para terminar. Segundo o site Voleybol Magazin, a turca aceitou uma proposta do Lokomotiv Kaliningrado e atuará na Rússia na temporada 2023/2024.
As informações sobre o interesse russo ganharam força na quarta-feira (18/1). E hoje já se garante existir um desfecho para a negociação, já se transformando na primeira grande transferência no mercado do vôlei para o próximo ano.
Karakurt, com 23 anos recém-completados, chegou ao Novara na temporada 2021/2022, após ganhar espaço nas categorias de base do Vakifbank e disputar um ano efetivo como profissional no THY.
Na Itália, ganhou espaço rapidamente, vencendo uma disputa por posição com a brasileira Rosamaria em sua temporada inicial. Hoje é titular indiscutível na formação de Stefano Lavarini e é a maior pontuadora do Campeonato Italiano: são 297 pontos, sendo seguida pela própria Rosamaria, do Busto Arsizio, com 265. Karakurt ainda divide a liderança no número de aces na competição: foram 26 até aqui, mesmo número da russa Ekaterina Antropova, do Scandicci.
A ida de Karakurt para a Rússia significa a saída de Lorenne do clube. A brasileira joga sua primeira temporada no Lokomotiv Kaliningrado e certamente não ficará no mesmo time por conta da limitação de estrangeiras.