Entre os mais de 2300 atletas inscritos no Vôlei Master 2023, que começou neste sábado (11/11) no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, alguns têm seus nomes escritos na história do esporte nacional. É o caso da central Karin Rodrigues, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney com a seleção feminina em 2000.
Após atuar em equipes do Japão, da Espanha, do Peru e do Brasil, além da Seleção, em uma vitoriosa carreira que se prolongou por duas décadas, Karin se aposentou das quadras após jogar a Superliga 2008/2009 pelo Brasil Telecom/Brusque. Antes de começar a atuar pela categoria master, a medalhista olímpica se dedicou aos estudos para viver uma outra grande paixão, herdada de seu pai: a advocacia.
– Passei dois anos longe do vôlei e me dedicar a outras coisas, vivi novas situações. Meu pai era advogado, sempre amei essa profissão e não me via em outra área após o fim da minha carreira como atleta. Hoje sou formada, e atuo com especialização em Direito Previdenciário e Família – explicou Karin.
Mas o vôlei nunca perdeu espaço no coração da central. Em 2010, ela retomou as atividades na categoria Master e nunca mais parou de jogar. A estreia no Vôlei Master foi em 2012, pela equipe do Blumaster, de Santa Catarina. E quem é campeão, jamais deixa de lutar por títulos. O time chegou na final e foi derrotada pela AABB-RJ, time que Karin defenderá na edição 2023 da competição na categoria +50. Esta é uma das categorias que classificam os oito primeiros colocados para a Superliga Master, criada este ano pela CBV e terá sua primeira edição em 2024.
– Hoje moro em Brusque, interior de Santa Catarina, e sou muito feliz. Conheço as meninas da AABB-RJ há tempo, já jogamos juntas várias vezes, mas é difícil disputar o Vôlei Master por questões de trabalho. Este ano finalmente consegui conciliar a agenda, e vou me juntar às minhas amigas. Estou velhinha, mas ainda resistindo! Quero brigar por mais essa medalha de ouro na minha vida – brincou Karin.
Competição neste ano
O Vôlei Master 2023 acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, de 11 a 18 de novembro. Durante os oito dias de competições, mais de 2300 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 170 equipes em ação nas oito quadras indoor (1700 atletas), representando 15 estados brasileiros – duas equipes virão do Paraguai. Nas seis quadras de areia, 214 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas.