A atuação de Kim Yeon Koung na vitória da Coreia do Sul sobre o Japão por 3 sets a 2, parciais de 25-19, 19-25, 25-22, 15-25 e 16-14, neste sábado, a colocou na história dos Jogos Olímpicos. A ponteira é a primeira atleta a marcar 30 pontos ou mais em pelo menos quatro jogos.
No duelo que valei a classificação coreana para as quartas de final em Tóquio, Kim anotou 30 pontos (27 no ataque e mais três no bloqueio). Na carreira, ela já somava três jogos com tal pontuação. Na Olimpíada de Londres, em 2012, ela marcou 34 pontos na vitória sobre a Sérvia por 3 a 1 e outros 32 na derrota para a China por 3 a 2. Na edição vencida pelo Brasil, a sul-coreana foi eleita a MVP da Olimpíada. Na Rio-2016, Kim anotou mais 31 no triunfo sobre o Japão por 3 a 1.
Até o jogo de hoje, Kim estava empatada com a russa Ekaterina Gamova, outra que conseguiu três jogos com mais de 30 pontos na carreira olímpica, segundo a lista divulgada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Nos Jogos de Tóquio, a oposto sérvia Tijana Boskovic já contabiliza dois jogos na “casa dos 30”: 34 pontos na vitória contra o Japão e 32 na derrota para o Brasil. Quem também entrou na lista foi a oposto americana Jordan Thompson, com 34 na vitória sobre a China.
Segundo a FIVB, a maior pontuadora em uma única partida olímpica é a croata Barbara Jelic, com 44 pontos, na vitória sobre a China, em Sydney-2000.
Kim Yeon Koung já anunciou que está se despedindo da seleção nesta edição dos Jogos Olímpicos, com o sonho de estar no pódio. Ela foi homenageada pela Coreia do Sul, ao participar da Cerimônia de Abertura como uma das porta-bandeiras do país.