A ponteira russa Tatiana Kosheleva anunciou, nesta segunda-feira (15/4), o encerramento de sua carreira. O Vallefoglia, da Itália, foi seu último time da jogadora de 35 anos, defendido desde 2021.
– Como dizer adeus a algo que amo com toda a minha alma? A algo que dá significado a cada dia de uma vida? Algumas decisões podem partir o coração, mas uma escolha consciente – isso é liberdade, da qual falo muitas vezes.
Hoje, quero anunciar que estou oficialmente encerrando minha carreira como atleta profissional.
Vôlei é minha paixão! Estava pronta para atacar cada match point. Encontrei forças para lutar mesmo quando o meu corpo estava no seu limite, corri para a quadra assim que ouvi que os meus ligamentos estavam curados. Uma vez, fui movida pelo desejo de estar no topo, e por isso, dei tudo de mim ao esporte. Então, estou feliz por poder terminar a minha carreira nos meus próprios termos. Ser chamada de campeã é um sucesso, mas se sentir campeã é uma verdadeira vitória.
O voleibol não me deu apenas medalhas e reconhecimento, forjou o meu caráter, concedeu orgulho em representar o meu país ao mais alto nível, abriu o mundo inteiro para mim, ensinou-me a inspirar com ideias, a lidar com a dor e a provar que nada é impossível! Considero meus amigos e fãs a minha maior conquista. Graças ao esporte, uma parte da minha alma vive em todos os cantos do planeta! Não é um milagre?
Sou grata a todos que trabalharam comigo, investiram seus esforços e tempo em mim! Eu valorizo, amo, tenho orgulho e agradeço infinitamente por cada momento neste mundo maravilhoso chamado voleibol – escreveu Kosheleva.
Durante a carreira, ela jogou no Brasil com a camisa do Sesc RJ na temporada 2018/2019, depois de uma recuperação de cirurgia no joelho. Bernardinho, seu comandante na ocasião, respondeu sua postagem sobre a aposentadoria.
– Querida Kosheleva, que grande carreira você teve. Quantas pessoas você tocou e inspirou. Desejo sucesso e felicidade nos novos passos e desafios da tua vida. Tudo de melhor sempre – publicou o treinador brasileiro.
Entre as principais conquistas de Kosheleva estão o Mundial de 2010 e dois Campeonatos Europeus com a seleção russa.