O técnico brasileiro Marcos Kwiek definiu as 12 jogadoras da República Dominicana para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A novidade foi a inclusão de uma segunda líbero ao lado de Brenda Castillo: Larysmer Martinez Caro.
Desta forma, ficou fora a experiente a experiente oposto Gina Mambru, em comparação à base mais utilizada na Liga das Nações, em Rimini, onde as “Rainhas do Caribe” fizeram uma boa campanha, terminando na sexta colocação, com nove vitórias em 15 jogos.
Confira as 12 convocadas por Kwiek:
Levantadoras: Niverka Marte e Camil Dominguez Martinez
Opostos: Brayelin Martinez e Gaila Gonzalez
Pontas: Bethania De La Cruz, Prisilla Rivera e Yonkaira Peña
Centrais: Jineiry Martinez, Annerys Vargas, Lisvel Eve
Líberos: Brenda Castillo e Larysmer Martinez Caro
Vários nomes bem conhecidos dos torcedores brasileiros, já que as irmãs Martinez seguirão defendendo o Dentil/Praia Clube na temporada 2021/2022, enquanto Rivera, Peña e Castillo já disputaram várias edições de Superliga. A experiente Rivera, inclusive, será a porta-bandeira do país na cerimônia de abertura em Tóquio, em seu ano de despedida da carreira.
A República Dominicana está no grupo da Seleção Brasileira na primeira fase, ao lado também de Sérvia, Japão, Coreia do Sul e Quênia. A estreia será contra as favoritas sérvias, atuais vice-campeãs olímpicas.