O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Los Angeles anunciou, nesta terça-feira (15/4), novidades sobre as instalações esportivas. Entre elas, o vôlei conheceu sua “casa” em LA-2028: uma arena multiuso localizada em Anaheim, palco das partidas do time de hóquei no gelo do Anaheim Ducks, na liga profissional da modalidade.
Com atual nome de Honda Center, a arena foi inaugurada em 1993 e comporta entre 13 e 19 mil torcedores, dependendo da configuração escolhida. Anaheim é uma cidade distante cerca de 40 quilômetros de Los Angeles, famosa entre turistas por conta do Disneyland Resort, icônico local com quase 70 anos de existência.
“Este proeminente local do sul da Califórnia é o lar do Anaheim Ducks da NHL e hospeda uma variedade de eventos esportivos e shows, oferecendo suas comodidades de alto nível e assentos privilegiados para uma experiência inesquecível para os fãs”, diz a nota oficial do Comitê LA-2028.
O vôlei de praia também será jogado fora de Los Angeles, na cidade de Long Beach, na praia de Alamitos, distante cerca de 35km da sede dos Jogos. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) comentou as escolhas.
– Estamos extremamente entusiasmados com a confirmação desses locais e a oportunidade que eles representam para mostrar nossos esportes nos Jogos Olímpicos LA28. As competições em Paris-2024 mostraram o vôlei e o vôlei de praia no seu melhor, e estamos confiantes de que o LA-2028 continuará esse legado. A FIVB espera continuar a trabalhar em estreita colaboração com o Comitê Organizador, o COI e todos os nossos parceiros na preparação para o que promete ser uma Olimpíada excepcional – disse o secretário-geral da FIVB, Hugh McCutcheon, ex-treinador da seleção americana de vôlei.
Além das sedes do vôlei e do vôlei de praia, o Comitê Organizador confirmou os palcos de outros esportes, como surfe, basquete 3×3, squash, pentatlo moderno, triatlo, ginástica rítmica, entre outros.
“Prometemos ao mundo Jogos Olímpicos incríveis e hoje estamos orgulhosos de compartilhar o plano que fará isso acontecer. Los Angeles é o epicentro do esporte, cultura e entretenimento, e cada local selecionado para os Jogos de 2028 proporcionará aos atletas e fãs a melhor experiência possível. O plano de instalações olímpicas de 2028 convida comunidades de toda a região a celebrar os Jogos chegando ao seu quintal com os esportes mais emocionantes realizados em alguns dos estádios e arenas existentes de primeira linha do mundo, praias famosas e estruturas temporárias construídas para esse fim”, comentou o CEO Reynold Hoover.