A temporada 2022/2023 do Piacenza terminou com vaga garantida na próxima edição da Champions League. Neste sábado (6/5), o time de Leal e Lucarelli carimbou o passaporte para a competição europeia ao confirmar o terceiro lugar no Campeonato Italiano.
Para se garantir no “pódio”, o Piacenza fechou a disputa com o Milão com vitória em sets diretos, parciais de 25-19, 28-26, 25-21, finalizando a série em 3 a 0. Será a primeira participação na Champions do atual projeto de Piacenza, com cinco anos de vida.
Em uma temporada com muita expectativa por conta dos reforços de peso, o time também venceu a Copa Itália. Apesar de muita oscilação em todas as competições, Piacenza fecha 22/23 novamente pensando alto na próxima temporada.
Três jogadores tiveram pontuações muito semelhantes nas estatísticas hoje: o oposto Romanò anotou 16, seguido por Leal (15) e com Lucarelli (14). O único jogador com dois dígitos de pontuação por Milão foi Patry, com 12. O cubano naturalizado brasileiro ainda teve ótimos percentuais: 68% de aproveitamento no ataque (13 de 19) e 52% de positividade no passe. Já Lucarelli se destacou no saque, com três aces.
– Ir para a Champions era o nosso objetivo, fomos bem em alcançá-lo e agora vamos aproveitar este momento. Eu sou sincero, mal posso esperar para jogar a Liga dos Campeões, foi uma temporada com muitos altos e baixos, mas terminou da melhor maneira. Depois de sairmos na semifinal pelo scudetto, queríamos este terceiro lugar. Estou feliz – disse o central Caneschi.