O Brasil terá um desfalque de peso no Pré-Olímpico, a partir do fim deste mês, no Rio de Janeiro. Leal está fora da competição por conta de um problema no joelho. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) publicou, no fim da manhã desta quinta-feira (14/9), a dispensa médica do ponta.
Segundo apurou o Web Vôlei, Leal tem um inflamação em um tendão. E o tratamento, neste momento, sugere que ele faça treinamentos sem saltar para poder ter melhores condições de jogo. Mas o problema é o prazo. Três semanas seria o tempo ideal para fortalecimento físico e assim poder voltar, mas a competição começará em duas.
Nos últimos dias, foi discutida a possibilidade de mantê-lo no grupo, com o intuito de utilização na reta final do Pré-Olímpico, contra Cuba, Irã e Itália (veja a tabela do Pré-Olímpico). A posição era defendida por alguns integrantes da Seleção, mas não foi aprovada.
A saída do jogador já circulava nos bastidores da Seleção, em Saquarema, desde a semana passada. Não à toa, a comissão técnica já havia incluído um quinto ponteiro na lista de convocados para os treinos: o jovem Lukas Bergmann, do Sesi. Para a posição, Renan Dal Zotto conta ainda com Lucarelli, Adriano e Honorato. Inicialmente, não há uma definição sobre a convocação de outro ponteiro para os treinamentos.
Nesta temporada, Leal, jogou pouco pela Seleção. Ele ficou fora de toda a fase de classificação da Liga das Nações (VNL). Durante o período, estava na Espanha para tratar o joelho e o ombro. Acabou convocado para a fase final, mas teve pouco tempo em quadra na eliminação brasileira nas quartas de final diante da Polônia. Voltou no Sul-Americano, mas ainda longe do ritmo e da forma ideais.