A medalha da Copa Itália e o troféu de MVP ganharão um lugar especial no “memorial” do ponteiro Leal. O brasileiro do Piacenza teve atuações destacadas diante de Perugia e Trentino, neste último fim de semana, em Roma, ajudando bastante para o inédito título do clube. E olha que ele era dúvida, depois de ter lesionado o tornozelo direito na última partida do Italiano antes da Copa.
– Esta foi uma das conquistas mais difíceis da minha carreira. Tive uma lesão no tornozelo sete dias antes. A equipe sempre teve dificuldade de ter todos os jogadores à disposição. Enfim, sempre com dificuldades extras, além dos fortes adversários. Mas como eu sempre disse, estou feliz em Piacenza. Comecei muito bem a temporada, mas estive fora de algumas partidas entre dezembro e janeiro. Foi um período difícil – disse Leal.
Na decisão deste domingo, ele anotou 20 pontos, sendo dois aces. O brasileiro teve ainda 67% de aproveitamento no ataque (veja mais números de Leal no jogo).
O experiente jogador de 34 anos está em sua quinta temporada na Itália, já tendo vestido as cores do Civitanova e do Modena.
– Vencer agora a primeira Copa Itália da história do clube é um orgulho. Os meus companheiros também me colocaram para cima em vários momentos, principalmente quando eu estive ausente. Todos nós merecíamos demais este título – comentou.
Após o título da Copa Itália, o time de Leal quer conquistar o Campeonato Italiano e a Copa CEV, o segundo torneio mais importante entre clubes europeus. O Piacenza aparece em sexto no torneio local, dentro da zona de classificação para os playoffs. Além disso, a time está na semifinal da competição continental.