A três rodadas do final da Copa do Mundo do Japão, apenas duas jogadoras do Brasil aparecem entre as “top 5” nas estatísticas por fundamento da competição: Léia, que lidera o ranking de recepção e está em quinto na defesa; e Gabi, quinta maior pontuadora do campeonato, com 124 pontos.
A líbero Léia lidera o ranking de recepção do torneio, com 41.74 de eficiência. Foram 115 ações realizadas até agora – ela ficou fora de dois jogos, contra Quênia e Estados Unidos, quando o técnico José Roberto Guimarães escalou Camila Brait na posição -, com 65 recepções consideradas boas e 49 excelentes.
A segunda jogadora da lista é a ponteira norte-americana Kesley Robinson, com 37,29% de aproveitamento e 48 passes excelentes. A líbero do Japão, Mako Kobata, é a terceira colocada, com 32,33%. Gabi aparece em sexto, com 28,88% de aproveitamento no fundamento.
Defesa
Léia também está bem ranqueada entre as melhores defensoras da Copa do Mundo: aparece em quinto, com um total de 130 defesas, sendo que 89 delas deram sequência à jogada. Outras 26 foram ruins não tiveram continuidade e 15 foram consideradas “recepção”. Léia tem uma média de 3,09 defesas por set. Quem lidera a estatística é a líbero dominicana Larysmer Martinez Caro, com 4,03 defesas por set.
LEIA TAMBÉM
+ Marcelo Mendez faz balanço da temporada da Argentina
+ Sérvia e França na semifinal do Europeu