Wilfredo Leon escreveu mais um capítulo incrível em sua biografia repleta de grandes marcas. Ele anotou incríveis 13 pontos de saque na vitória da Polônia sobre a Sérvia por 3 sets a 1, parciais de 26-24, 25-19, 21-25 e 25-15, pela segunda rodada da Liga das Nações masculina, em Rimini.
Sem uma estatística mundial consolidada sobre pontos de saque, a marca de Leon tem tudo para ser a maior da história no vôlei masculino. Em 2017, pelo Modena, o ponta francês Earvin Ngapeth anotou 12 aces na vitória sobre o Sora pela segunda rodada do returno do Campeonato Italiano, também em um jogo de quatro sets. O oposto húngaro Krisztián Padar também possui a marca de 12 aces em um jogo pelo Campeonato Coreano, também em 2017, seis deles seguidos.
A Federação Internacional, em suas redes sociais, tratou o feito como recorde mundial.
No vôlei feminino, Stephanie Niemer, ponteira americana, conseguiu marcar 17 aces com a camisa do Olympiakos em um duelo contra o Markopolou, pelo Campeonato Grego, em dezembro de 2017.
Leon terminou o jogo deste sábado pela VNL com 26 pontos: os outros 13 foram feitos no ataque, com 65% de aproveitamento. Ele não foi utilizado na estreia polonesa ontem pelo técnico Vital Heynen.
CONFIRA O RANKING DE PONTOS MARCADOS NO SAQUE NA VNL MASCULINA DE 2021
A Polônia soma duas vitórias na Liga das Nações e neste domingo, às 14h30 (de Brasília), enfrentará a Eslovênia. Já a Sérvia tentará a reabilitação no encerramento da rodada, às 16h, diante do time B da Itália.