Durante a preparação da Polônia para os Jogos Olímpicos de Paris, uma pergunta feita exaustivamente pela imprensa local era sobre a condição física de Wilfredo Leon.
Hoje, ele deu boa resposta. O ponteiro ficou em quadra nos três sets da vitória sobre o Egito por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-19 e 25-13, fechando a primeira rodada do Grupo B do torneio masculino de vôlei. Veja a classificação.
Nos amistosos antes da viagem para França, Leon estava com uma minutagem limitada, ficando apenas um set em quadra durante os amistosos. Hoje, com mais tempo de jogo, foi o maior pontuador com 13 pontos: nove no ataque, um no bloqueio e mais três no saque.
Com o jogo encaminhado na metade do terceiro set, Nikola Grbic trocou Leon por Kamil Semeniuk.
Com bons números, Leon minimizou o pouco jogo expressivo do oposto Bartosz Kurek, autor de apenas seis pontos e com baixo aproveitamento ofensivo: 3 de 11 (27%).
Se de um lado a presença de Leon deve ser comemorada, a Polônia viu Tomasz Fornal sair lesionado na metade do terceiro set, depois de torcer o tornozelo esquerdo. Ele saiu de quadra e rapidamente se deitou atrás do banco de reservas para receber atendimento.
Em boa fase, Fornal é considerado o melhor ponteiro do time atualmente. Hoje ele anotou nove pontos. Agora, vira dúvida para o confronto com o Brasil, pela segunda rodada, na quarta-feira.