A cidade peruana de Lima foi escolhida, nesta terça-feira (12/3), como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Em votação apertada, vitória sobre Assunção, no Paraguai, por 28 a 24.
O Pan de 2027 aconteceria em Barranquilla, na Colômbia, mas o não cumprimento de obrigação financeira fez a Panam Sports abrir uma nova disputa. Sede da competição de 2019, Lima receberá novamente o evento oito anos depois. Antes da eleição, as duas cidades tiveram 40 minutos cada para a apresentação das candidaturas.
– Estamos felizes por esta vitória. Trabalharemos para que a experiência de todos seja a melhor que já tiveram. Eles contam com a devoção absoluta de mais de 33 milhões de peruanos. Obrigado por confiar em nós – disse o presidente do Comitê Olímpico Peruano, Renzo Manyari.
– Quero destacar a transparência do processo e a irmandade de ambas as nações que competiram de forma saudável pelo direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027. Quero parabenizar Lima, o Comitê Olímpico Peruano e seu presidente Renzo Manyari, e todo o Peru por esta tremenda conquista. Há alguns anos fizeram vibrar um continente inteiro e hoje, com mais experiência e uma infraestrutura espetacular, querem repetir ou melhorar o sucesso alcançado em 2019 – disse o presidente da Panam Sports Neven Ilic.