Para delírio da torcida polonesa, o LKS Lodz conquistou uma importante vitória nesta quarta-feira (11/1) pela terceira rodada do Grupo D da Champions League: 3 sets a 1 sobre o Fenerbahce, da Turquia, parciais de 25-21, 22-25, 25-16 e 25-19.
A construção da vitória do Lodz passou pelas mãos de Roberta. Uma distribuição segura e ótimas passagens pelo saque fizeram da brasileira uma das protagonistas. A levantadora colaborou com seis pontos (três aces, dois blocks e um ataque). Entre as atacantes, muito equilíbrio na pontuação: Valentina Diouf somou 17, Lana Scuka teve 14 acertos, Kamila Witkowska e Klaudia Alargieska fizeram 12 cada, Zuzanna Gorecka fez mais 11. Ao fim do duelo, Roberta ganhou o prêmio de MVP.
Já do outro lado da quadra, o Fenerbahce mostrou, mais uma vez, ser um time mal treinado, confuso e até algumas vezes inseguro. Macris começou como titular, mas acabou no banco após o revés no primeiro set, com Buse Unal sendo a escolhida por Zoran Terzic, mesmo sem qualquer obrigação de limitação de estrangeiras. Sem Eda Erdem, que chegou a ser internada na semana passada com pneumonia, e Asli Kalac, lesionada, o meio de rede foi formado por Ergul Erogli e Beliz Baskir. Ambas foram pouco acionadas e só somaram um ponto cada no bloqueio. Assim, jogo concentrado em Arina Fedorovtseva, autora de 23 pontos, após 41 tentativas de atacar. Já que Anna Lazareva, com apenas 8% de aproveitamento no ataque nos dois primeiros sets, foi substituída por Meryem Boz. Voltou em algumas inversões, subiu o percentual para 15% com míseros três pontos. Já Ana Cristina, titular o jogo todo, somou dez pontos: sete em 16 no ataque e mais três blocks.
Se a pressão sobre Terzic já era grande na Turquia antes deste jogo, deve aumentar bastante, com rumores sobre a demissão antes do fim do contrato. Será que apenas Melissa Vargas salvará?
O resultado faz o time da levantadora Roberta chegar aos seis pontos em três jogos na classificação da Champions, assumindo a liderança, enquanto o Fener segue com quatro, em terceiro lugar. Nesta quinta-feira, na Espanha, o lanterna Tenerife La Laguna receberá o Allianz MTV Stuttgart, time alemão ainda invicto e até então líder da chave antes do duelo de hoje.