O ponteiro Miguel Lopez não defenderá o Sada Cruzeiro na próxima rodada da Superliga masculina. Pelo regulamento da competição, um atleta desqualificado de uma partida fica automaticamente fora da subsequente. Desta forma, ele não enfrentará o Farma Conde/São José, na sexta-feira, às 21h, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG). No sábado, ele deu um tapa no oposto Paulo, do Itambé Minas, no quarto set da partida disputada em Belo Horizonte.
Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) oficializou a suspensão automática:
“SUSPENDER O ATLETA MIGUEL ANGEL LOPES CASTRO, EQUIPE SADA CRUZEIRO VOLEI, filiada à Federação Mineira de Voleibol, por ter sido desqualificado da partida, conforme parágrafo 3º, artigo 125, capítulo 19 – Medidas Administrativas Automáticas do Regulamento e Relatório do Delegado da partida”, diz a nota.
No regulamento da Superliga, o item citado tem a seguinte redação:
ARTIGO 125º – Perde a condição de jogo para a partida oficial subsequente da Superliga, o atleta e/ou membro de Comissão Técnica, advertido por infração de natureza disciplinar a cada série de 3 (três) cartões vermelhos, sequenciais ou não.
§3º O atleta e/ou membro de comissão técnica desqualificado do jogo fica automaticamente impedido de participar da partida oficial subsequente.
A suspensão automática não deve ser a única punição ao ponteiro Lopez. O caso dele deverá ser encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Sem o cubano, o técnico Filipe Ferraz deverá escalar Rodriguinho e Vaccari nas pontas, além de manter Oppenkoski no lugar de Wallace, suspenso por um mês dos jogos e afastado dos treinamentos com o restante do time do Sada Cruzeiro. O time é o líder da Superliga, com seis pontos a mais do que o Vôlei Renata.