X

Los Angeles-2028: vôlei muda critério para classificação

FIVB não manterá o formato com pré-olímpicos mundiais, como acontece neste ano, para a classificação para Los Angeles-2028
Autor:

Compartilhe:

A corrida olímpica do vôlei para Los Angeles-2028 será bem diferente da atual. Nesta quinta-feira (22/6), a Federação Internacional (FIVB) aprovou um novo formato, durante reunião do seu Conselho de Administração em Punta Cana, na República Dominicana.

A nação anfitriã (Estados Unidos) se juntará aos cinco campeões dos Campeonatos Continentais (Europeu, Sul-Americano, Africano, Asiático e da Norceca), além das quatro melhores equipes do Campeonato Mundial 2027 não classificadas, e as duas equipes mais bem posicionadas de acordo com o ranking mundial não garantidas até então.

As mudanças da FIVB ainda precisarão de aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para implementação para Los Angeles-2028.

Na atual busca por vagas até Paris, serão disputados três torneios pré-olímpicos em cada naipe, com oito seleções em cada. Os dois melhores avançarão. As demais vagas serão distribuídas entre os melhores do ranking, respeitando a questão da universalidade, com a garantia de ao menos um participantes de cada continente.

O Conselho de Administração da FIVB também aprovou a criação de um grupo de trabalho responsável por determinar as datas do calendário do vôlei entre 2025-2028 e apresentá-lo para aprovação. O grupo de trabalho é composto por Aleksandar Boricic, 2º Vice-Presidente Executivo da FIVB e Presidente da CEV, Madelein Meppelink, membro do Conselho de Administração da FIVB e Presidente da Comissão de Atletas da entidade, e Fabio Azevedo, membro do Conselho de Administração e Diretor Geral da Federação Internacional.

Tags: Jogos Olímpicos

Últimas notícias