Durante o aquecimento para a partida contra a Sérvia, o técnico Bernardinho chorou à beira da quadra. Horas antes, ele havia recebido a notícia da morte da mãe, Maria Angela, no Rio de Janeiro. Coube ao capitão Lucarelli se aproximar do comandante para consolá-lo.
Após a derrota em sets diretos para os sérvios, Lucarelli contou, em entrevista ao Sportv, as palavras de Bernardinho, ainda em quadra, em Manila, nas Filipinas.
– Todo mundo obviamente queria essa vitória para ele, pela mãe dele. Na verdade, ele nos juntou ali para agradecer pelo empenho de qualquer maneira e para todo mundo continuar junto, porque querendo ou não o campeonato ainda não acabou.
O resultado fez a Seleção Brasileira depender da ajuda da China para avançar às oitavas de final. O time asiático terá de vencer dois sets diante da República Tcheca para confirmar a classificação verde-amarela. Porém, se os chineses perderem por 3 a 1, a vaga será definida nos pontos average.
Lucarelli ainda analisou o desempenho do time no revés diante da Sérvia, já classificada para a próxima fase.
– Eu nem acho que fizemos uma partida ruim, é que eles foram melhores que a gente o tempo inteiro, é que eles foram melhores que a gente o tempo inteiro e não sabíamos mais o que fazer para parar eles. Também tivemos um pouco de falta de forte em alguns momentos, de ações deles excelentes, impressionantes, enquanto não sei quantos saques nossos saíram um centímetro. Acho que foi um acúmulo de coisas que favoreceram eles, que mereceram a vitória.