O Brasil começou bem no importante desafio que encara nesta semana: buscar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Nesta sexta-feira, a seleção brasileira masculina foi melhor e venceu Porto Rico por 3 sets a 0 (25/23, 25/19 e 25/19), em Varna, na Bulgária, onde disputa o Grupo A do Pré-Olímpico. Egito e os donos da casa completam a chave e, no domingo (11.08), apenas um terá a classificação garantida para a próxima edição da Olimpíada.
O time dirigido pelo técnico Renan volta à quadra neste sábado, às 11h (de Brasília), para o segundo dos três jogos que tem como compromisso na cidade búlgara. A segunda partida da série será contra o Egito e terá transmissão ao vivo do SporTV 2.
Lucarelli foi destaque
Na partida de estreia, o ponteiro Lucarelli foi o maior pontuador da partida, com 14 acertos. O campeão olímpico pontuou em todos os fundamentos, sendo nove de ataque, quatro de bloqueio e um de saque. Após a partida, o jogador comentou sobre o desenrolar do duelo.
– Todos os times do mundo atualmente sabem jogar voleibol e sabemos que, quem não entrar esperto em quadra, vai sofrer. Mas, o mais importante é que o nosso grupo soube reagir depois de uma certa tensão no primeiro set. A partir do segundo o saque foi entrando e isso facilitou para o nosso lado. Sabemos que precisamos melhorar em alguns pontos, mas saímos felizes com a primeira vitória – afirmou Lucarelli.
Isac: 13 pontos
O central Isac foi outro destaque da seleção brasileira nesta sexta-feira. O atacante marcou 13 vezes, apenas uma a menor do que Lucarelli, e creditou a boa atuação individual ao bom desempenho do grupo.
– O primeiro set sempre é difícil e eles tiveram méritos. A nossa equipe tem que saber se recuperar justamente neste momento e foi o que fizemos hoje. Fico feliz de ter conseguido ajudar, mas a força da seleção brasileira sempre é o grupo mesmo. Todos nós conseguimos sair da dificuldade do primeiro set e deu tudo certo nos outros dois – explicou Isac.
Poder do grupo
O capitão Bruninho também comentou sobre o desenrolar da partida de estreia neste Pré-Olímpico, também destacando o poder do grupo brasileiro em melhorar ao longo do confronto.
– Nosso saque não entrou no primeiro set e, quando entrou, eles souberam passar bem. O set acabou sendo muito duro e, a partir do segundo, conseguimos, com o saque melhor, dominar. No final, soubemos ter tranquilidade para fechar essa vitória e agora é focar nos próximos dois jogos – concluiu Bruninho.
A equipe brasileira entra na disputa com os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Wallace e Alan; os centrais Lucão, Maurício Souza, Flávio e Isac; os ponteiros Leal, Lucarelli, Maurício Borges e Douglas, e os líberos Thales e Maique. Entre eles, sete jogadores com a experiência do título olímpico na mais recente edição dos Jogos: Bruninho, Wallace, Lucão, Maurício Souza, Lucarelli, Maurício Borges e Douglas.
EQUIPE
BRASIL – Bruninho, Wallace, Flávio, Isac, Maurício Borges e Lucarelli. Líbero – Thales. Entraram – Alan, Fernando Cachopa, Douglas, Maurício Souza, Maique. Técnico: Renan
PRÉ-OLÍMPICO
09.08 (SEXTA-FEIRA) – Brasil 3 x 0 Porto Rico, às 11h (Horário de Brasília) (25/23, 25/19 e 25/19)
10.08 (SÁBADO) – Brasil x Egito, às 11h (Horário de Brasília) – SPORTV 2
11.08 (DOMINGO) – Brasil x Bulgária, às 14h30 (Horário de Brasília) – SPORTV 2
Ao todo, 24 seleções estarão nessa briga pela vaga para os Jogos de Tóquio. São seis grupos com quatro seleções cada, que se enfrentarão em jogo único. O primeiro colocado de cada chave conquistará a vaga olímpica. Quem não se classificar nesse fim de semana, terá uma nova chance em competições continentais, em janeiro. O Japão, anfitrião, já está classificado.
Confira os grupos:
GRUPO A: Brasil, Bulgária, Porto Rico e Egito
GRUPO B: Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Coreia do Sul
GRUPO C: Sérvia, Itália, Austrália e Camarões
GRUPO D: França, Polônia, Tunísia e Eslovênia
GRUPO E: Rússia, Cuba, Irã e México
GRUPO F: China, Canadá, Argentina e Finlândia