O Campeonato Mundial masculino das zebras segue em pleno andamento nas Filipinas. Nesta terça-feira (16/9) foi a vez da França, atual bicampeã olímpica de vôlei, ser surpreendida pela Finlândia por 3 sets a 2 (25-19, 17-25, 29-27, 21-25 e 15-9). Resultado que embola a disputa por duas vagas nas oitavas de final.
Após duas rodadas, a Argentina lidera o Grupo C com duas vitórias e cinco pontos. A França caiu para o segundo lugar, com um triunfo e quatro pontos, enquanto a Finlândia tem um resultado positivo e três pontos.
A última rodada terá os duelos entre França x Argentina e Finlândia x Coreia do Sul. Os finlandeses entrarão em quadra antes e caso vençam transformarão o outro jogo em vida ou morte.
É possível, inclusive, um tríplice empate em vitórias, com o desempate acontecendo nos pontos. E os hermanos poderão avançar até com derrota no tie-break.
O JOGO
O técnico Andrea Giani não utilizou dois titulares na partida de hoje: o ponteiro Trevor Clevenot e o meio de rede Nicolas Le Goff. Em dificuldades na partida, o italiano ainda sacou Earvin Ngapeth, o astro da companhia e nitidamente fora de forma, no terceiro set, substituído pelo jovem Mathis Henno.
Já a Finlândia, que já havia deixado ótima impressão na estreia ao abrir 2 a 0 na Argentina, desta vez não sucumbiu psicologicamente. Contra a França, chegou a ter 2 sets a 1 e 8 a 4. Mas levou a virada. No tie-break, porém, voltou a elevar o nível de jogo para controlar do início ao fim.
No duelo entre os maiores pontuadores, 23 pontos do francês Jean Patry e 20 Joonas Jokela. Nos fundamentos, destaque para o block da Finlândia, com 14 acertos. Pelo lado da França, uma quantidade excessiva de erros: 39.